Como tocar de ouvido?
Eu creio que esta seja a pergunta que todo iniciante se faz.
- Mas será que isso tem como aprender na teoria?
- Será que existe algum método?
- Será que é dom?
- Tem limite de idade?
- Como alguns músicos aprenderam?
- Como se tira música de ouvido?
Bom, algumas dessas perguntas vamos discutir e esclarecer aos poucos neste tópico, ok?
Em primeiro lugar gostaria de dizer que ter um ouvido musical é indispensável para todo e qualquer musico, e isso é indiscutível. Eu costumo dizer que se o músico não tem ouvido para música, ele é surdo musicalmente e isso o atrapalha “ser bom” ou “evoluir” em seu instrumento.
- Mas será que isso tem como aprender na teoria?
Para esta pergunta eu afirmo com todas as letras que sim, mas calma, pois você não aprenderá tudo pela teoria, até porque não tem como aprender algo só pela teoria. Vamos a um exemplo: Se você já quis aprender uma música que tinha um solo complicado ou uma passagem trabalhosa e foi até o youtube, achou um vídeo onde alguém tocava e para você parecia que aquela pessoa tinha facilidade ao excutar sobre o teclado ou qualquer outro instrumento, porém você assistiu o vídeo várias vezes e mesmo assim, não conseguiu fazer tão bem quanto a pessoa. Seria muito incrível se depois de assistir o vídeo por 10 vezes ou mais nós pudéssemos tocar tão bem e perfeitamente somente por assistir um vídeo, mas como você pode estar pensando não funciona assim. Eu diria que isso nada mais é do que a teoria. Daí então, entro na pratica que talvez seja a pior parte, já que assistir é mais fácil do que praticar, mas não quero entrar neste assunto agora. Nesta questão diria que a pratica é 85% mais importante do que a teoria (que seria assistir ao vídeo várias vezes). Resumindo tudo isso, afirmo que a teoria ajuda a se conseguir um ouvido musical, mas ela nunca será o principal ingrediente para o seu objetivo.
- Será que existe algum método?
Vamos a alguns métodos:
Bom, vou contar como adquiri o meu ouvido para música, daí vocês podem analisar melhor com a minha experiência.
-
Será que é dom?
- Tem limite de idade?
- Como você consegue saber que acorde é só ouvindo?
Bom, como eu comentei um pouco acima, falei de como eu consegui alcançar um bom ouvido, porém algo que eu creio que não tem como escrever, nem explicar, ou melhor difícil de explicar seria sentir a musica. É, talvez você já tenha ouvido sobre isso “sentir a música”. Isso é algo complicado de passar para uma pessoa, pois cada um tem que buscar sentir a sua maneira. Vou aproveitar e responder uma pergunta de um aluno meu.
Daí, ele me disse: Para mim é tudo muito igual
Então, eu mostrei a ele algo que esclareceu a mente dele, algo que eu prestava atenção e ele não. Sabe o que era?
Eu ouço um acorde e percebo que todas as notas do acorde fazem um som único ou melhor todas fazem uma vibração que nenhum outro faz. (Isso se chama tensão).
Faça você este teste e verá que um Cm7/9 vibra de uma forma única, mas preste atenção em todas as notas, ouça como se fosse um choque (tensão) entre elas e compare com outros acordes. Faça isso com músicas no CD, e preste atenção nos acordes, ou faça melhor pegue uma música que você já toque, pegue a cifra da mesma e vai acompanhando vendo a cifra, quando a cifra for mudar tente ouvir a diferença, a mudança e nunca fique prestando atenção só na nota mais aguda ou mais grave, ou até mesmo na nota mais alta e sim nos detalhes das músicas. Comece a tirar musica você mesmo e esqueça os sites de cifras.
- Como se tira música de ouvido?
Bom, como eu comentei um pouco acima, falei de como eu consegui alcançar um bom ouvido, porém algo que eu creio que não tem como escrever, nem explicar, ou melhor difícil de explicar seria sentir a musica. É, talvez você já tenha ouvido sobre isso “sentir a música”. Isso é algo complicado de passar para uma pessoa, pois cada um tem que buscar sentir a sua maneira.
Como começar identificar os acordes?
Existem "APENAS" três tipos de qualidades de acordes, (preste atenção, nestes três)
>Acordes maiores<
>Acordes menores<
>Acordes diminutos<
Não existem outros e eu estou falando de qualidade, não de dissonâncias, que são acordes com (sétimas, nonas, quartas, nona menor, etc...)
Então a grande dica para você começar a dominar o som dos acordes é aprender diferenciar essas três qualidades.
Estude o som dos acordes maiores, menores e diminutos e você vai ver que são muito diferente cada um deles, e esse eu creio que seja o caminho mais fácil ou a melhor maneira para se começar.
Eu me lembro que quando comecei eu estudava isso e ficava tocando sempre dó maior e depois fazia o do menor e ficava tentando descobrir a diferença, com o tempo eu fui vendo que era bem diferente os três tipos, na verdade foi a experiencia e o treino.
Assim fica mais uma dica!
Paz!!!