Como tocar de ouvido? 

 

Eu creio que esta seja a pergunta que todo iniciante se faz.

  • Mas será que isso tem como aprender na teoria?
  • Será que existe algum método?
  • Será que é dom?
  • Tem limite de idade?
  • Como alguns músicos aprenderam?
  • Como se tira música de ouvido?

Bom, algumas dessas perguntas vamos discutir e esclarecer aos poucos neste tópico, ok?
Em primeiro lugar gostaria de dizer que ter um ouvido musical é indispensável para todo e qualquer musico, e isso é indiscutível. Eu costumo dizer que se o músico não tem ouvido para música, ele é surdo musicalmente e isso o atrapalha “ser bom” ou “evoluir” em seu instrumento.

  • Mas será que isso tem como aprender na teoria?

Para esta pergunta eu afirmo com todas as letras que sim, mas calma, pois você não aprenderá tudo pela teoria, até porque não tem como aprender algo só pela teoria. Vamos a um exemplo: Se você já quis aprender uma música que tinha um solo complicado ou uma passagem trabalhosa e foi até o youtube, achou um vídeo onde alguém tocava e para você parecia que aquela pessoa tinha facilidade ao excutar sobre o teclado ou qualquer outro instrumento, porém você assistiu o vídeo várias vezes e mesmo assim, não conseguiu fazer tão bem quanto a pessoa. Seria muito incrível se depois de assistir o vídeo por 10 vezes ou mais nós pudéssemos tocar tão bem e perfeitamente somente por assistir um vídeo, mas como você pode estar pensando não funciona assim. Eu diria que isso nada mais é do que a teoria. Daí então, entro na pratica que talvez seja a pior parte, já que assistir é mais fácil do que praticar, mas não quero entrar neste assunto agora. Nesta questão diria que a pratica é 85% mais importante do que a teoria (que seria assistir ao vídeo várias vezes). Resumindo tudo isso, afirmo que a teoria ajuda a se conseguir um ouvido musical, mas ela nunca será o principal ingrediente para o seu objetivo.  

  • Será que existe algum método?
Bom, eu nunca vi um livro que ensinasse sobre isso, ou algum outro método que explicasse de forma tão clara, que ao estudar você pudesse tirar qualquer música de ouvido, mas calma aí de novo, pois existe vários métodos sim. Parece até ironia, primeiro digo que nunca vi livros e depois falo que existe? Irônico?!
Vamos a alguns métodos:
Bom, vou contar como adquiri o meu ouvido para música, daí vocês podem analisar melhor com a minha experiência.
Primeiro, quando comecei a tocar, eu era tão ruim que dava até pena. Para mim todas as notas tinham o mesmo som, e os acordes então?! Era tudo confuso e embolado, eu não conseguia diferenciar um do outro nem se me pagassem. Confesso que levou alguns anos para isso, talvez uns dois anos para adquirir o que sei hoje. Sendo que tenho 27 anos e toco teclado desde os 15. Porem, eu fui alcançando devido aos estudos, a prática, as músicas que ensaiava e tudo mais. Uma forma que foi eficiente para mim, e eu creio que ajude bastante foi eu tirar solos de musica, isso mesmo! Quando eu tirava os solos eu treinava o ouvido junto e quando treinava tirar as músicas sem ter que pegar a cifra pela net, como muitos fazem hoje, eu aprendia a treinar meu ouvido. Confesso que não tenho ouvido absoluto, mas posso dizer que tenho ouvido educado e bem treinado. Resumindo: quer ouvido musical? Então treine ele, o eduque e acima de tudo pratique, não perca tempo indo no cifraclub ou qualquer outro site, perca tempo você mesmo tirando suas músicas. Como eu disse comece pelos solos e melodias das músicas, pois daí você só precisa tirar uma nota por vez, depois disso, comece com acordes. Um bom começo seria ouvir os baixos das músicas, pois ele indica a linha harmônica. 
  • Será que é dom?

Bom, tenho algumas experiências para contar sobre isso. Eu acho que alguns realmente nascem com um bom ouvido musical, o que nós podemos chamar de dom ou algo assim, mas também o bom treinamento pode fazer com que você alcance o mesmo objetivo. Enfim, conheço um jovem de minha igreja, que com poucos meses treinando violão, mostrou que tinha um bom ouvido para música e por fim, tirava música de ouvido com menos de um ano tocando, porém ele se mostrava bastante dedicado, treinava quase todos os dias, segundo as palavras dele. Resumindo novamente, acho que para um bom ouvido tem uma boa pratica envolvida. Pelo menos comigo posso afirmar esta certeza.
  • Tem limite de idade?
Creio que não haja uma idade para se alcançar um bom ouvido. Nestes anos de pratica como professor de teclado, já tive alunos com idades que poderia dizer o dobro e mais um pouquinho da minha e no entanto aprenderam e chegaram num nível bem considerável. Não posso dizer que a idade seja um problema, como também posso afirmar que ser jovem ou melhor adolescente é mais vantajoso. Já tive uma aluna de 9 anos que me surpreendia, tanto pela forma dela entender coisas que um adulto não entendia, quanto pelo ouvido. Muitas vezes explicar escala para um adulto é complicado, quando que para ela com apenas 9 anos era fácil.
  • Como você consegue saber que acorde é só ouvindo?
Por ultimo quero falar um pouco de como tiro música de ouvido ou como você pode começar a tirar, ou melhor a ouvir o som de um acorde.
Bom, como eu comentei um pouco acima, falei de como eu consegui alcançar um bom ouvido, porém algo que eu creio que não tem como escrever, nem explicar, ou melhor difícil de explicar seria sentir a musica. É, talvez você já tenha ouvido sobre isso “sentir a música”. Isso é algo complicado de passar para uma pessoa, pois cada um tem que buscar sentir a sua maneira. Vou aproveitar e responder uma pergunta de um aluno meu.
Bom, eu respondi para ele, que depois de anos tocando, ouço cada acorde e sinto que é impossível confundir um Dó maior com um Fá maior ou vice-versa.
Daí, ele me disse: Para mim é tudo muito igual
Então, eu mostrei a ele algo que esclareceu a mente dele, algo que eu prestava atenção e ele não. Sabe o que era?
Eu ouço um acorde e percebo que todas as notas do acorde fazem um som único ou melhor todas fazem uma vibração que nenhum outro faz. (Isso se chama tensão).
Pedi para ele tocar 2 notas ao mesmo tempo, uma nota sol e um si bemol. Fiz ele perceber que estas notas vibram de forma única que nenhuma outra nota faz igual, depois mostrei uma musica para ele e mostrei que na música o acorde também vibra de forma única, fiz com que ele percebesse a mudança de um acorde para o outro e ele percebeu isso. Claro, que não foi de uma hora para outra, mas depois disso a mente dele se abriu e hoje ele é um bom tecladista e tira musica de ouvido.
Faça você este teste e verá que um Cm7/9 vibra de uma forma única, mas preste atenção em todas as notas, ouça como se fosse um choque (tensão) entre elas e compare com outros acordes. Faça isso com músicas no CD, e preste atenção nos acordes, ou faça melhor pegue uma música que você já toque, pegue a cifra da mesma e vai acompanhando vendo a cifra, quando a cifra for mudar tente ouvir a diferença, a mudança e nunca fique prestando atenção só na nota mais aguda ou mais grave, ou até mesmo na nota mais alta e sim nos detalhes das músicas. Comece a tirar musica você mesmo e esqueça os sites de cifras.
  • Como se tira música de ouvido?
Por ultimo quero falar um pouco de como tiro música de ouvido ou como você pode começar a tirar, ou melhor a ouvir o som de um acorde.
Bom, como eu comentei um pouco acima, falei de como eu consegui alcançar um bom ouvido, porém algo que eu creio que não tem como escrever, nem explicar, ou melhor difícil de explicar seria sentir a musica. É, talvez você já tenha ouvido sobre isso “sentir a música”. Isso é algo complicado de passar para uma pessoa, pois cada um tem que buscar sentir a sua maneira. 

Como começar identificar os acordes?

Bom, esse assunto é longo e de grande valia. Vamos continuar falando um pouco mais, porem desta vez eu quero dar uma dica, e creio que irá ajudar nesse processo. ok, vamos lá!
Existem "APENAS" três tipos de qualidades de acordes, (preste atenção, nestes três)
>Acordes maiores<
>Acordes menores<
>Acordes diminutos<

Não existem outros e eu estou falando de qualidade, não de dissonâncias, que são acordes com (sétimas, nonas, quartas, nona menor, etc...)
Então a grande dica para você começar a dominar o som dos acordes é aprender diferenciar essas três qualidades.
Estude o som dos acordes maiores, menores e diminutos e você vai ver que são muito diferente cada um deles, e esse eu creio que seja o caminho mais fácil ou a melhor maneira para se começar.
Eu me lembro que quando comecei eu estudava isso e ficava tocando sempre dó maior e depois fazia o do menor e ficava tentando descobrir a diferença, com o tempo eu fui vendo que era bem diferente os três tipos, na verdade foi a experiencia e o treino.
Assim fica mais uma dica! 
Bom, aqui acabo minha parte agora é com você.
Se você tem uma sugestão, um comentário, acha que alguma coisa não está correto ou tem algo para acrescentar, não deixe de comentar aqui e ajudar outros, pois se Deus fez você aprender, você também pode fazer o mesmo pelo seu próximo.
Paz!!! 

 



 

Comentar

XRumer 19.0 + XEvil 4.0: postagem em massa em 8 milhões de sites!

HelenWaf | 29-09-2019

Ola.

Onde posso baixar o XEvil gratuitamente no seu site?
Recebi informações do teu apoio. XEvil é realmente o melhor programa para resolver captcha, mas eu preciso da versão mais recente dele.

Graca.

tempo de musica

marcyell santos | 20-09-2017

E comecei a aprender a tocar mais não consigo colocar as notas quando estou fazendo o solo isso poder ser um problema

dúvida

Albino Ukuelinha | 04-09-2017

Em primeiro lugar a gradeço pelas dicas de como tocar de ouvido. Eu já venho a mexer o teclado à 4 anos e minha maior dificuldade é como tocar nas menor?

tira musica de ouvido

lucas santos | 02-08-2017

Oi meu nome e lucas eu sou evangelico toco teclado na igreja e eu estou apredendo com um professo e eu ja estou estudado campo hamonico eu ja tiro algumas mais ainda nao estar do jeito que eu quero ainda. Vc pode me ajuda brigado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário